Desordens estéticas: a saúde intestinal também pode influenciar

Um corpo saudável tem uma beleza especial. Pele macia, cabelos brilhantes e unhas fortes refletem escolhas alimentares corretas. A frase “você é o que você come” é muito verdadeira. O nosso corpo reflete as nossas opções a mesa e, embora a maioria das pessoas saiba disso, poucas percebem os erros que cometem no dia a dia.

A relação estreita entre o intestino, a saúde e a estética é muito curiosa. O intestino é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo. É nele que acontece a maior parte da absorção dos nutrientes provenientes dos alimentos.

O funcionamento correto do intestino garante a desintoxicação do organismo, a prevenção de algumas doenças e pode contribuir de maneira muito significativa em processos de perda de peso.

Cuidar da saúde intestinal pode nos livrar de várias dores de cabeça, inclusive a prevenção de um câncer. Muitas doenças metabólicas e até neurológicas estão ligadas à saúde do nosso intestino. Para falar sobre a relação do intestino com as desordens estéticas, convidamos a professora Juliane Severo, nutricionista, mestra em e doutoranda em Alimentos e Nutrição (UFPI) e professora do módulo de Bioquímica, Genética e Nutrição em Estética da pós-graduação em Estética Avançada do Instituto GPI. Confira:

Dra. Juliana Severo professora da Pós-Graduação em Saúde Estética do Instituto GPI.

QUAL A RELAÇÃO DA SAÚDE INTESTINAL COM AS DESORDENS ESTÉTICAS?

Tudo começa pelo intestino e quando falamos em estética não é diferente. O local que vai absorver e processar os alimentos que ingerimos é o intestino. Inclusive temos muitos dados que mostram o intestino como sendo o nosso segundo cérebro. O intestino é muito importante para que tenhamos saúde a nível de estética, mas também saúde em todos os sentidos.

A ACNE, POR EXEMPLO, É UMA DESORDEM ESTÉTICA QUE ESTÁ RELACIONADA À SAÚDE INTESTINAL?

De forma surpreendente, sim! A acne tem muito a ver com a saúde intestinal. Muitas teorias afirmam que uma das vias pela qual podemos ter maior manifestação de acne seria pela ingestão de alimentos com alto índice glicêmico, alimentos que acabam tendo grandes quantidades de açúcar.

Outras teorias afirmam que seriam uma quantidade exagerada de lipídios na dieta e essa quantidade exagerada levaria a um processo de inflamação no intestino e esse processo inflamatório levaria um processo inflamatório sistêmico, no organismo todo. Isso pode levar a ativação das glândulas sebáceas, vários mecanismos endócrinos serão aplicados e haverá o processo de acne.

O INTESTINO ENTÃO É UM AGENTE IMPORTANTE NA PREVENÇÃO DESSAS DESORDENS ESTÉTICAS, CERTO?

O intestino também tem uma função de barreira e ele não deixa substâncias indesejadas entrarem em circulação, ele as impede, assim como a pele também tem essa função. Com uma inflamação no intestino, a função de barreira é perdida e entram toxinas e haverá facilidade de haver invasões bacterianas e isso irá manifestar diversas desordens estéticas.

COMO PODEMOS MELHORAR A SAÚDE INTESTINAL?

Existem dicas fáceis que podem ser feitas em casa: primeiramente priorizar alimentos naturais e fazer da base da sua alimentação frutas, alimentos vegetais e integrais. Alimentos como feijão, soja, alimentos como castanha e oleaginosas. Comer também alimentos fontes de fibra, como aveia, linhaça, chia. Esses alimentos irão atuar na melhora da função intestinal.

A HIDRATAÇÃO TAMBÉM FAZ PARTE DE UMA BOA PREVENÇÃO E CUIDADOS COM A SAÚDE INTESTINAL?

Certamente. Nunca esqueçam de se hidratar, principalmente se você mora em locais quentes. A hidratação melhora bastante a saúde intestinal.

MAIS ALGUMA DICA PARA QUEM DESEJA SE ATENTAR AOS CUIDADOS COM A SAÚDE DO INTESTINO?

Outra dica importante para melhorar a microbiota intestinal é a prática de atividades físicas com regularidade. Então quem seguir estes conselhos, já irá melhorar e muito a saúde intestinal e evitará, inclusive, as desordens estéticas. Melhorar a alimentação, se hidratar e praticar atividades físicas são as melhores dicas para cuidar da saúde do intestino sem necessidades de nenhuma suplementação.

QUEM NÃO TEM UMA SAÚDE INTESTINAL EM DIAS DEVE FAZER UM ACOMPANHAMENTO MAIS FREQUENTE COM O NUTRICIONISTA?

É essencial que esse indivíduo que já tem prejuízo na saúde intestinal consulte um nutricionista e também faça acompanhamento médico pois as desordens intestinais podem prejudicar muito à saúde e levar a doenças, como por exemplo síndrome do intestino irritável, síndrome de supercrescimento bacteriano intestinal, doenças inflamatórias intestinais e além disso, algumas doenças metabólicas e até neurológicas vem sido associadas com a falta de saúde intestinal, como é o caso do Alzheimer e da doença de Parkinson.

Algumas doenças metabólicas como o diabetes, a obesidade, doenças cardiovasculares e até mesmo o câncer no intestino ou em outros órgãos também pode ter um componente relacionado à falta de saúde intestinal. Na perspectiva de prevenir e também tratar o mais precocemente possível é muito importante a procura dos profissionais de saúde que podem ajudar, mais especificamente o médio e o nutricionista.

No vídeo abaixo, assista a entrevista na íntegra sobre “Desordens estéticas: a saúde intestinal também pode influenciar” Por Nehemias Lima – Jornalista.