A saúde mental não tem uma definição concreta entre os especialistas, mas de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), ela é um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz dar uma contribuição para sua comunidade.
O termo é usado para descrever o nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional. A saúde mental pode incluir a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as atividades e os esforços para atingir a resiliência psicológica.
De acordo com o psicólogo Danilo Rodrigues, a saúde mental abrange nossa integridade emocional, psicológica e social e está relacionada aos nossos sentimentos, às interações sociais, à satisfação com a vida, entre outros pontos. Com isso, influencia o modo como pensamos, sentimos e agimos, enfim, como nos comportamos.
O psicólogo também ressalta que a mente também é um conjunto de conhecimentos e habilidades que aprendemos durante a vida, portanto, ela também inclui a nossa capacidade de lidar com os desafios da vida cotidiana e dos eventos extraordinários.
Para falar mais sobre o assunto, o Instituto GPI convidou o profissional para dar dicas de como podemos melhorar cada vez mais a nossa saúde mental. Confira:
Assista a entrevista na íntegra sobre “Entendendo o que é a saúde mental” Por Nehemias Lima – Jornalista.
ESSE CONCEITO TEM SIDO MUITO DISCUTIDO, PRINCIPALMENTE DENTRO DO CENÁRIO PANDÊMICO EM QUE AINDA VIVEMOS. O QUE REALMENTE É A CHAMADA SAÚDE MENTAL?
Primeiro, precisamos entender o que é a saúde mental, apesar de não se ter uma definição concreta do que ela seja. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a saúde mental não é a ausência de doenças, mas sim, um completo bem-estar do indivíduo nos campos físico, mental e social. Isso influencia diretamente nos sentimentos, emoções e a maneira cuja o indivíduo lida no seu dia a dia.
COMO PODEMOS TER UMA BOA SAÚDE MENTAL?
As dicas que podemos dar são: tomar um banho de sol de aproximadamente 20 minutos, ter um sono de qualidade, hábitos alimentares mais saudáveis, evitando alimentos processados e industrializados, ingerir bastante água (cerca de 2,5 litros diários), praticar exercícios físicos pelo menos 3 vezes por semana são algumas dicas para mantermos nossa saúde mental em dias.
UMA BOA NOITE DE SONO PODE AJUDAR NA NOSSA SAÚDE MENTAL?
Sim, a saúde mental envolve aspectos químicos que se associam a várias condições do nosso corpo. Uma simples insônia pode afetar nossa saúde mental porque temos diversos fatores biológicos, sociais e ambientais que estão englobados. Isso nos mostra que a saúde mental não consiste em estar livres de transtornos, mas sim no bem-estar social, emocional e psicológico. Vale lembrar que as técnicas de relaxamento, como meditação, ioga e mindfulness e o autoconhecimento são importantes para que a pessoa encontre atividades que ela goste de fazer e estar feliz.
ESSE AUTOCONHECIMENTO É DIFÍCIL, CONCORDA?
Sim, é difícil porque nós, muitas vezes, queremos evitar emoções e sentimentos negativos e o autoconhecimento nos permite a sabedoria para lidar com essas emoções e sentimentos de acordo com o contexto. O autoconhecimento Ele é o que nos permite ter consciência do que acontece com os nossos pensamentos, com os nossos sentimentos e com as nossas emoções. É nesse ponto que entram os profissionais capacitados que ajudam na promoção do bem-estar do indivíduo.
ESSES PROFISSIONAIS SERIAM OS PSICÓLOGOS E PSIQUIATRAS?
Sim, exatamente, eles que atuam nessa capacitação para o autoconhecimento, de discernimento entre pensamento, sentimento e emoção e como eles afetam o nosso comportamento.
A saúde mental gera muitos impactos em nossa vida, podendo comprometer as mais diversas áreas, como a área profissional, pessoal, as nossas relações e a nossa relação com nós mesmos. Por isso é importante procurarmos um profissional para nos auxiliar.