Microbiologia e sua importância em tempos de COVID-19

A Microbiologia Clínica é a área da saúde que abrange o diagnóstico, coleta,

semeio, cultura, identificação e análise dos microrganismos, que compreendem os

grupos das bactérias, fungos, vírus, protozoários e parasitas. Entrevistamos a Dra. Josie

Haydée, Bióloga, Mestre e Doutora em Microbiologia e Imunologia pela UNIFESP e

professora da Pós Graduação em Microbiologia Clínica do Instituto GPI, acerca da

temática.

BLOG GPI: Como a senhora classifica e avalia a microbiologia para os cursos de saúde e para a saúde pública em geral no contexto da pandemia?

Dra Josie Haydée: A pandemia veio nos reforçar a importância deste olhar atento à microbiologia, que é uma ciência importante, relacionada com todos os cursos de saúde e possui uma relevância em saúde pública muito grande, já que as doenças infecciosas ainda são doenças com alto impacto para a saúde pública, em decorrência dos casos de morbidade e mortalidade. Antes da pandemia existia uma preocupação muito grande com a questão das superbactérias, da resistência bacteriana, e agora com a pandemia foi reforçada a necessidade de preocupação com o controle microbiológico no mundo todo, mostrando que ainda há uma carência de pesquisas na área da microbiologia e como os patógenos ainda são um grande problema de saúde pública, necessitando de um constante estudo acerca dos mesmos. É interessante observar que a ciência passou por um processo de desvalorização, mas com a chegada da pandemia todos os olhares se voltaram para a ciência buscando respostas imediatas acerca de como se tratar um patógeno, como evitar sua transmissão, evidenciando que a ciência precisa ser investida e incentivada, para que não precisemos de respostas imediatas, mas sim, de vigilância em saúde, para lidar com esses microrganismos da melhor forma possível.

BLOG GPI: Qual sua visão acerca da importância da pesquisa em microbiologia voltada para a prevenção de doenças?

Dra Josie Haydée: Vê-se que em muitos países, como no Brasil, a ciência básica é desvalorizada, mas a pandemia veio para nos mostrar a importância desta ciência básica. Chegamos a comentar em aulas que coisas simples, como a lavagem das mãos, passou a

ter um valor maior em decorrência da situação de pandemia que vivemos hoje, pois não

é um conhecimento básico aplicado comumente. Então a pesquisa vem muito disto, de

aplicar conceitos básicos, como na microbiologia, buscando gerar conhecimento acerca