Preenchimento Facial no Processo de Embelezamento Pessoal

A harmonização facial é uma prática que se utiliza diversas técnicas e uma bastante citada é o preenchimento facial com desenvolvimento de correções de ângulos da face para que proporcionem harmonia e aperfeiçoamento dos detalhes já existentes no rosto de cada indivíduo.

A técnica é desenvolvida a partir de uma avaliação de todos os ângulos e proporções faciais para delinear o que será melhorado e deixado mais harmônico, a partir das aplicações não cirúrgicas em cada ponto busca-se o alinhamento perfeito para cada cliente, pois possuem suas peculiaridades e deseja sempre uma “mudança” diferente.

As preocupações com a beleza da face levaram a pesquisas, como a realizada com o rosto da atriz Amber Heard, que foi caracterizada como a mulher do rosto mais lindo do mundo, sendo utilizada o método de mapeamento facial sobre a teoria grega “Proporção Áurea”, em que foi caracterizada por ser a fórmula mágica da perfeição.

Dessa maneira, a harmonização facial vem se tornando a “queridinha” nos procedimentos estéticos na busca desse embelezamento da face que é mediado por meio de inúmeras técnicas que dependem do objetivo do procedimento, por isso deve ser indicada por profissionais habilitados nessa área para um melhor resultado. Os profissionais habilitados para este tipo de procedimento são os médicos, cirurgiões dentistas, farmacêuticos estetas, biomédicos estetas e enfermeiros estetas. Ambos os profissionais, desde que habilitados e treinados, estão aptos a realizar estes procedimentos de acordo com seus respectivos conselhos de classe.

Aqui estão listados alguns dos principais procedimentos da harmonização facial, através de preenchimento, que podem ser seguidos dentro da técnica de embelezamento da face:

· Contornos, análise de projeção de preenchimentos ou alongar pontos;

· Diminuição de olheiras;

· Preenchimento dos lábios;

· Mandíbula, ângulos e alongamentos;

· Alterações leves no nariz;

· Aumento ou redução do queixo e testa.

Todo procedimento estético, por mais simples que seja, gera riscos e a harmonização facial não é diferente. Apesar de ser segura, também, pode apresentar complicações quando não realizado com profissional bem habilitado, podendo levar a episódios de obstrução de fluxo sanguíneo, necrose e pequenas deformações na face. Ainda, são necessários protocolos de biossegurança e higienização correta para evitar possíveis processos infecciosos.

Por ser um procedimento eficaz, não cirúrgico e que vem ganhando forte espaço dentro da estética, muitos famosos aderiram a técnica da harmonização facial. Wesley Safadão, com 32 anos de idade e sua esposa Thyane Dantas, 29 anos de idade, passaram por vários procedimentos que fazem parte do processo de harmonização facial como toxina botulínica, preenchimento e fios. A influencer para melhorar ainda mais o embelezamento, realizou o Foxy Eyes, que eleva a ponta da sobrancelha garantindo um olhar sensual e jovem que novamente voltou à tona no ano de 2019, depois da modelo Bella Hadid realizá-lo. Outros famosos também aderiram a esse procedimento como Gretchen, Alok, Kelly Key, Juju Salimeni, Diego Hipolito. Os valores nas clínicas de estética podem variar entre 2 mil até 20 mil reais dependendo de cada procedimento envolvido, do profissional, idade e clínica de estética.

Ingredy Lopes dos Santos

Biomédica